A Grande Golpada ou Que Gran Putada...

A 19 de Outubro de 2007 convidei 18 Adeptos e Associados do Clube de Futebol Os Belenenses para um encontro de gerações em minha casa, onde após jantarmos o catering encomendado, noutro piso iniciamos a discussão sem agenda prévia ou programa rígido, mas tão somente de forma informal, convidando cada um de nós a contribuir com a sua visão pessoal e respectivo subsídio, numa prospectiva de curto, médio e longo prazo: Que caminhos trilhar com segurança para o engrandecimento do Clube???


Entre outros, estiveram presentes:
Manuel Miguel e José Miguel;
Tozé Soares e Fernando Veiga Gomes;
Miguel Taveira e Nuno Lopes;
Alcides e José Manuel Anacleto
Lagarto e Nuno Gomes;
Ulisses Marta da Cruz e Rui;

O jantar volante iniciou-se pelas 20h30 e a reflexão começou cerca de uma hora depois e prolongou-se até cerca das 04h40! Obviamente sem a totalidade dos convivas.
Coube-me como anfitrião "abrir as hostilidades", adiantando: "...não estarmos ali para distribuir tachos ou pelouros, mas apenas como leque alargado de várias gerações de Belenenses, certamente com diferentes visões pragmáticas da vida do Clube, painel ideal para de viva voz e sem constrangimentos, darmos um contributo singelo para os futuros caminhos a trilhar- CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO...".
Quase de imediato o Fernando Gomes disparou: "...eu tenho um projecto para o Belenenses..."!!!
Ao que lhe retorqui: - ... bem sei, tenho-o no meu notebook, fizeste o favor de mo enviar! Mas esse projecto aceita alterações...?
A primeira resposta foi um olhar de reprovação e um esgar de soberba..., a segunda prefiro não divulgar!!!

O Tozé Soares pouco se ouviu, mas adiantou duas vezes "... é difícil entrarmos no Belenenses através de processo eleitoral, a não ser que o futebol esteja de rastos...!!!???".

Pois bem, estes dois Senhores zarparam pelas 23h30, quando alguns dos presentes ainda não haviam expresso as respectivas opiniões!!!
A desculpa? No outro dia havia um repasto a que não podiam faltar, haviam sido convidados pelos Senhores Coronéis e Majores que detinham o poder de alavancar os destinos do CFB!!!???
E lá ficamos a partir pedra até cerca das 04h40 sem a presença destes distintos Arquitectos do "Futuro"!!!

Nas semanas que se seguiram, recebi alguns telefonemas do Fernando Gomes, queria à viva força que eu o apresentasse ao Dr. Diamantino Marques! O fito?! Aquele ilustre e competente gestor "propicionar-lhe um empréstimo ou almofada financeira", detalhe imprescindível para poder ter êxito uma sua lista a sufrágio ...
Escuso-me de revelar o porquê de nunca ter havido tal apresentação, tal como me escuso de relatar o aceso e profícuo debate que ocorreu até às 04h40, têm a palavra os presentes, se quiserem.

Apenas posso dizer que já tinha o meu esquiço de estudo sobre a reformulação total do Complexo Artur José Pereira e não mostrei a nenhum dos presentes, mais tarde alguns destes ficaram a conhecê-lo, apadrinhando-o, pelo que passou a projecto colectivo.Naquela altura não era sério, nem agora o é divulgá-lo oficiosamente, sem primeiro sensibilizarmos informalmente todos os poderes públicos nacionais e CML (porque esta Entidade e o Governo saem beneficiados com um projecto de luxo que requalifique toda a área envolvente, para não falarmos da economia real de Portugal), bem como os poderes externos que determinam a política financeira deste pobre país.
Em paralelo, igualmente lançar um concurso de ideias entre os nossos Associados, convidando posteriormente Especialistas Azuis Sem Riscas na matéria, a dizerem de sua justiça, antes de qualquer apresentação oficial aos Consócios.
Mas passando à frente, seguiram-se os episódios que todos conhecem (não conhecem são todos os contornos de algumas alhadas jurídicas) ...

E chegamos à noite madrugada de hoje, em que uma direcção eleita democraticamente, mas cuja vigência é irregular por maioria de razões que me abstenho de enumerar, realizou uma AG da sad, onde ao que consta, cumpriram o desígnio dos sem vergonha, promoverem a remuneração de alguns deles próprios!!!

Num Clube com salários em atraso, com graves problemas sociais e de tesouraria e com o seu main business no buraco mais estreito e no mais pequeno funil que já havíamos imaginado, estes senhores até podem não levantarem os seus ordenados nos próximos meses ou anos, mas a forma capciosa como ludibriaram os cerca de 60% do capital da sad, para legalmente registarem os seus escondidos intentos, é muito feio, e dá cana, no limite da cidadania livremente exercida.

Caro Senhor Professor eles de facto não querem um investidor de gabarito e com peso mundial que projecte o Clube de Futebol Os Belenenses na sua verdadeira Diáspora, andam apenas aos caídos e na esteira dum empregosinho mínimo, porque ninguém de bom senso lhes confiaria um centavo furado num verdadeiro e real projecto.

Há Acções que revelam bem o carácter de certos animais. Com todo os respeito pelos animais que mantêm a coluna erecta.