(O escrito não é nem pretende ser de carácter técnico ou científico...)
... resulta do senso empírico de quem percorreu um curto caminho no futebol jovem: o gozo do jogo da rua até ao cair da tarde, a esfoladela no joelho e, mais tarde, a dor de barriga no dia dos jogos!
O C.F.”Os Belenenses” tem condições objectivas e geográficas para se projectar como pólo de grande Qualidade ao nível da Formação de Atletas.
Não tenho dúvidas.
Mas tenho dúvidas que consiga com os actuais Dirigentes.
A Formação deve assentar em três componentes :
* Prospecção
* Metodologia de Treino
* Gestão
A Prospecção do Futebol Juvenil deverá estar a cargo da pessoa do Gabinete de Prospecção (Gabinete com 2 elementos, um para o Futebol Sénior e outro para o Futebol Juvenil, apoiados numa rede de “olheiros”) e funcionar em articulação com o Coordenador do Futebol Juvenil. A Prospecção deve compreender a Prospecção Interna (Captação Directa pelo Clube, Avaliação dos Atletas dos Quadros do Clube e sua Evolução) e a Prospecção Externa (Captação de Atletas de Outros Clubes, Acompanhar Competições Locais, Torneios, Desporto Escolar, ...).
O Recrutamento de jovens atletas com elevado potencial – embora por vezes não o confirmem -pode representar significativas mais valias a médio/longo prazo. O Desporto está repleto de bons exemplos. Como sócio espero sempre que os Dirigentes do meu Clube consigam comprar por 5 para mais tarde vender por 500 ou 5.000.
O Coordenador do Futebol Juvenil deve procurar assentar a Formação dos Jovens Atletas em elevados padrões de Qualidade, constituindo uma equipa de Técnicos com índices de exigência e conhecimentos académicos comprovados. Eles serão a Garantia da aplicação das mais correctas Metodologias de Treino, adaptadas a cada escalão, a cada competição.
Não basta ser um curioso da metodologia desportiva ou ex-atleta profissional para se ser Treinador no Futebol Juvenil. Na Formação a exigência em termos de Qualidade dos Recursos Humanos deve ser colocada como prioritária.
A boa Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Recursos Não Humanos são a parte invisível do Sucesso.
A informatização e a sistematização dos processos são elementos auxiliares importantes em cada Secção do Clube e também no Futebol Juvenil. A boa utilização dos meios e a procura das melhores condições potenciam os Recursos Humanos.
Os meios financeiros são cada vez mais escassos, o número de associados tem vindo a decrescer, razões adicionais para que o nosso Clube invista mais e melhor na Formação de Atletas.
O Belenenses pode ter Formação tão boa ou melhor que a dos melhores mas é necessário focar esse objectivo. Com a deslocação dos Centros de Formação de outras equipas para a margem Sul os concelhos da área metropolitana de Lisboa ficaram á nossa mercê, o nosso campo de recrutamento é enorme.
Com todo o respeito, custa-me aceitar que um jovem atleta decline o Belenenses para representar outro Clube de menor dimensão, sobretudo se for por incúria dos nossos Dirigentes, por inércia da nossa Prospecção.
Fazer a ligação ao Desporto Escolar. O rastreio dos melhores de cada escola pode ser conjugado com acções de Promoção do Clube.
A visão que tenho para o meu Clube é esta: O C.F. "Os Belenenses" ser a maior escola de Formação de Atletas de Lisboa e tornar-se quase auto-suficiente. Recuperar a mística com orçamentos compatíveis e, se for caso disso, vender bem os activos formados no Clube.
Ontem já era tarde.
FORMAÇÃO apoiada em Técnicos e Meios de Qualidade (condições de treino, logística, meios de transporte, etc…)
È essa a visão que tenho para o meu Clube.
Em nome da Competência , pelo Futuro do C.F.”Os Belenenses” !
JMSM
Leia a Política de Comentários e Princípios «Belém Livre»
Contacte-nos por email: belem.livre@gmail.com