Com "amigos" assim...

Isto que esta figura refere (e que encontrei nem sei como nas imagens do google) é tal e qual o espírito de muitos Belenenses fora e dentro das bancadas.

Tudo serve de desculpa. É frequente quando sofremos um golo ouvir algo como: " é bem feita! ... estavam à espera de quê... estes gajos só merecem isto... é para eles verem ... agora é que não ponho cá mais os pés!"

"estes gajos"? "eles"? "agora é que não ponho cá mais os pés!"?

Sempre na terceira pessoa. Pode parecer um detalhe de somenos, mas acreditem que não é invenção. Tratam o Belenenses como se não fosse deles, como se o Belenenses fosse dos jogadores ou dos dirigentes. Aliás, são sempre céleres a arranjar um qualquer que tome conta dos destinos do Clube, atrapalhada e quase sempre com graves consequências para o futuro.

O Belenenses, para quem o trata assim - e são muitos, dos poucos que restam - não é nosso, é "deles". É algo externo, exterior, exógeno, que não diz respeito a quem fala assim. E tudo serve de desculpa para não ir, para não pagar quotas, para não querer saber, para virar costas.

No último jogo a que assisti no Restelo (Paços de Ferreira) tive um FDP desde o primeiro minuto (e começámos a jogar bem e a dominar com boa circulação de bola) a xingar os jogadores, a dizer que não jogam nada e a chatear porque a Fúria fazia muito barulho. É fácil de perceber o que aconteceu quando marcámos o primeiro golo, não é? Exactamente! Festejei-o aos gritos a centímetros do focinho dele.
É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO!
LEVANTA O CÚ E FESTEJA QUE É GOLO!!!!!!!!
É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO!


E não é que o FDP estava chateado por termos marcado?! Genuinamente chateado!!
Mas não se calou, nada disso. Continuou a insultar equipa, treinadores e mais quem se lembrasse, o inútil. E, como calculam, exultou no falhanço do Vinicius (eram os 3 pontos certinhos e se calhar não andávamos em crise de confiança) e ainda mais exultou nos 2 golos do adversário...
Depois não me digam que não há belenenses de segunda (e terceira e quarta....)

É impressionante mas são FDP destes que me levam a concluir que por muito vazio que o Belenenses esteja, com tão pouca gente que tenha ainda consegue ter gente a mais.

Pobre Clube, tão mal-amado, todos te defecam em cima, até aqueles que te deviam amar...