Quando penso no desperdício constante de talento e capacidade que no Belenenses fazemos constantemente, isso causa-me azia.
Ver, anos a fio, pessoas com capacidade de realização, iniciativa, boas ideias e melhor capacidade de as concretizar, preteridas, sem que os projectos se realizem e sem que o Clube ande para a frente, isso mais do que azia, causa-me revolta.
Causa-me revolta pois aqui reside o paradigma da nossa situação actual, vazios e sem expressão ou com esta reduzida a mínimos inaceitáveis.
Vejo dia após dia, estruturas velhas, caducas desde o dia em que arrancaram porque assentam em mentalidades retrógradas, carecem de actualização e de revitalização.
Eu sei que não sou popular nem pelo que digo nem pela forma como o digo. E quem me conhece sabe que isso não me faz a mínima diferença. Mas é difícil calar uma revolta que vem do fundo. O Belenenses está como está por culpa própria, pois é em nós que reside o problema de fundo. Deixámos de ser exigentes, mesmo connosco. Deixámos que os pedantes e pomposos tomassem conta do Clube sem esboçar reacção, deixámos que a inércia e vaidade destes aliada à sua incapacidade de ver e de fazer nos estagnasse.
Quando penso naquilo que algumas pessoas já fizeram, por moto próprio, sem meios, sem dinheiro e ainda a levar com as invejas públicas dissimuladas e sorrisinhos hipócritas e em palmadinhas nas costas, isso chateia-me.
Assim como me chateia que o cinzentismo, a falta de capacidade continuem a prevalecer e temo que isso assim continue até ao (penoso) fim. Porque não há capacidade de pegar nesses que mostraram capacidade, vivacidade e ideias e, mostrando a vontade de valorizar o Clube, ouvir primeiro e decidir depois em função do tempo e dos meios que são possíveis mobilizar. E o que é possível fazer com poucos meios - se se quiser tentar...
Ver o BAM fechado definitivamente, não pelo "sítio" em si mas pelo serviço audiovisual que prestava, enquanto vejo um site oficial arrastar-se pelas ruas da amargura, faz-me perder qualquer esperança de revitalização. Se nem a cara conseguirmos lavar como podemos esperar que nos olhem com bons olhos e regressem? E, caramba, a cara está mesmo porca, sem ponta de beleza e ainda por cima completamente desalinhada e mirrada, barba por fazer e olheiras fundas. Pontos negros à farta.
Nós, nos antípodas da modernidade, temos um site oficial, que se pretenderia um canal preferencial de comunicação com os sócios e adeptos, com enormes dificuldades de estar no ar, com pouca actualização, sem dinamismo, com estrutura fraca que o torna inacessível com frequência.
O Beira-Mar, Clube que é nosso sócio honorário, anda há uns anos pela segunda liga, tem N problemas. Incontáveis. Até tem uma comissão administrativa e tudo.
Mas a desculpa de que têm a CM Aveiro por trás a ajudar e nós para ter a de Lisboa só a lixar-nos não justifica a nossa própria paragem no tempo. O Beira-Mar tem uma TV online, com conteúdos actualizados e tem um site oficial em reformulação mas que, mesmo na versão beta, tem cara de ser deste século. Se não acredita veja pelos seus próprios olhos: [link para site] [link para tv online].
PS: Nem me devia dar ao trabalho de salientar o óbvio, mas aqui vai: critico o modelo, critico a sua falta de actualização e a sua falta de conteúdos que é o resultado da falta de objectivos, critico o seu ar demodé e a própria apresentação. Não critico quem o faz diariamente.