O Belenenses, versus a Teoria do Yin e Yang

Segundo os Taoistas, o Universo é um campo unificado, em constante movimento, dominado pelos “gémeos siameses” Yin e Yang, que em oposição, mas unidos, são as verdadeiras forças da natureza que personificam o dia (luz) e a noite (trevas)! Esta teoria conhecida no Ocidente desde o ano 700 AC, explicita vários conceitos opostos, mas complementares, tais como: humidade versus seca, calor versus frio ou trabalho versos descanso.

Assim, o gémeo Yin seria o que possuía as qualidades “negativas”, a escuridão, o descanso, a humidade, o frio e a estrutura, representando de alguma forma as sombras projectadas sobre uma montanha.

O gémeo Yang, por seu lado teria as qualidades "positivas", ligadas à vida, à energia, à luz, tais como a actividade, a seca e o calor, sendo por oposição ao seu par, como que o lado ensolarado dessa mesma montanha.

Ainda segundo esta teoria, tudo na natureza são combinações dos gémeos yin e yang, que se vão revezando em ciclos de alternância, com as suas forças energizantes, a título de exemplo:

- A neblina da manhã (yin), dissipa-se com o calor do dia, o sol (yang);

Partindo deste conceito milenar chinês, apesar dos gémeos serem completamente opostos, são interdependentes e um não faz sentido sem o outro, porque se um morresse, terminava a vida do outro. Esta interdependência, é a explicação do mecanismo básico ou equilíbrio da natureza e do corpo humano, acreditando-se que "o macrocosmo existe dentro do microcosmo". Ou seja, qualquer alteração na natureza é idêntica à do nosso corpo. Aplicando estes conceitos ao Clube de Futebol Os Belenenses, será lícito concluir-se:

– Todos os nossos males advêm desde que nos últimos anos (salvo raríssimas excepções), passamos a ter mais afinidades com o gémeo Yin!

Exemplos ? :

1º-"Escolhemos" (em regra) dirigentes obscuros, calões, mentirosos e desonestos intelectuais, que deixam de pensar no Clube (mal transpôem a porta de entrada), entregando-se ao dinheiro fácil do “mano glutão” e para resolverem dificuldades de tesouraria e má gestão, antecipam receitas que condicionam sempre a entrada de ar fresco e esperança;

2º-Passamos a jogar quase sempre à noite, mais uma entrega à vontade do “mano glutão”;

3º-Deixamos de ter controle organizativo em nossa casa, entregando-o a Entidades que gozam constantemente com os nossos Sócios e Adeptos;

4º-Desprezamos atletas que nascem e despontam azuis, para apostarmos em mercenários, alguns dos quais com duvidosas proveniências contratuais;

- A estar certa este conceito, resolveríamos grande parte dos nossos problemas "aculturados" se apostássemos no gémeo Yang!

Proveitos?:

1º-Abrirmos os olhos e escolhermos dirigentes sérios e impolutos, que nos garantam um corte definitivo com as trevas, transportando-nos para a luz e modernidade, rumo ao século XXII;

2º-Passarmos a apostar na formação e prata da casa;

3º-Jogarmos a horas decentes, desde que brilhe o sol;

4º-Apostarmos na interacção permanente com sócios e adeptos;