Banzai ? Banzai ? Chega de Kamikazes !


Há muito anos que a aviação é uma indústria de precisão credível, que coloca no mercado veículos altamente sofisticados e fiáveis, que exigem pilotos sóbrios e experimentados aos seus comandos. E sempre que Kamicazes oficiais e oficializados se perpetuam e se auto - imolam na pira das vaidades, mas sem nenhum resultado prático ou contributo heróico, lá se vai mais uma palete de ferro velho e mais alguns milhões, cobardemente atirados para a desordenada fossa de Mindanau, cada vez menos Azul!

E não sabemos quem mais censurar, se os instrutores e instigadores destes albinos pilotos que lhes preenchem os Load Sheets, se os tristes e tontos voluntários que se alapam sem qualquer experiência e glória, à manche do primeiro STOL disponível, ainda que com modernos sistemas PAPI, que os levam a sonhar e logo praticar as arriscadas manobras de Balsing, mal levantam a ponta do nariz, despenhando-se sem honra nem glória, quase sempre sobre meia pista.

O curioso é que a autoridade aeronáutica interna que devia averiguar estes desastres, raramente consegue parir um relatório credível, remetendo para eventuais Runway Incursion ou Tail Strike, rapidamente esquecidos, limitando-se a caçar a licença de voo ao atordoado kamicaze, se sobreviver, e desde que não seja PILOV regimental. Entretanto a esquadra de zeros à direita, aumenta assustadora e exponencialmente. Por outro lado, o basbaque quer é festivais aeronáuticos, e quanto mais Rapadas presenciarem, maior a emoção, mesmo que evitáveis e só sirvam para danificar e escaqueirar material próprio.

Entretanto num sector em crise, mas cada vez mais rigoroso e profissional, nem é preciso o INAC intervir para os escóis de kamicazes serem desviados naturalmente para aeroportos cada vez mais secundários, com todos os seus instruendos, mecânicos e pessoal de voo contratado a termo, que como é natural, deixaram de ser capazes de manterem um mínimo de disciplina e rigor para exercerem a profissão.