Saravá Sporting Clube Farense Pelos 101...

O S.C.Farense faz hoje 101 anos e conseguiu “apagar” do seu passivo +/- 4M€!?

Não é mentira do 1º. de Abril. É trabalho de gente honrada, que luta, é inteligente e não foge dos problemas. Embora continuem empenhados, não fizeram mais nem menos que muitos dos aldrabrões que por aí pululam e são perdoados ou beneficiados pelos amigos governantes de forma descarada, limitaram-se a aproveitar os buracos das leis, contrataram um profissional sério e competente em matéria fiscal e lá phecundaram finanças e SS, com cerca de quatro milhões de euros, já prescritos.

Afinal se um ex-secretário de estado de Cavaco (actualmente em repouso caseiro com pulseira diamantada), depois de dar aos portugueses mais 5MM€ para se coçarem e anteriormente ter parido parecer que salvou empresa de Aveiro em 750 mil euros, e há bem pouco tempo as finanças terem deixado carrapatosos e trancosos com outros tantos, isto é que é democrático e salutar.

Executar idosa morta há 9 anos por mil e tal euros de suposta dívida, quando nem a reforma reclamava, é que é de verdadeiros heróis que zelam pela transparência deste estado e desta desgraçada e caquéctica república...

Lembrar-me eu que este Farense nos papou em casa em 1990 numa meia final da Taça de Portugal (que acabaria por perder na final para o EA), por 1 - 2, quando ganhávamos ao intervalo por 1 -0, naquela que poderia ter sido a nossa dobradinha na prova!

Assisti incrédulo no sector 6, mesmo na vertical do emblema e por baixo do camarote da direcção (nos 3 cativos que possuía na altura e cujas cadeiras também pagara), à sobranceria de alguns dos craques de então, junto de uma glória perdida pelo CFB, de nome, José Luís de Sousa Gomes, médio possante proveniente do Nacional da Madeira, que alguns dirigentes "tanto o protegeram" com promessas vãs, que ele acabou por ir para a tropa e dar cabo do ombro esquerdo! Perdendo-se mais um no CFB para o futebol.

E ainda recordo as sábias palavras de David Sequerra e Carlos Pinhão que me confidenciaram: "...alegra-te que tens aí o substituto do Mário Coluna na selecção...".

Mas voltando à vaca fria e congelada, por duas ou três vezes virem-me para trás e instiguei Mário Rosa Freire a ir à cabine dar um puxão de orelhas na trupe, em vão...

Na linha lateral, Paco Fortes ia até à bandeirola do topo sul dar instruções e berrar com os seus, sendo rebocado pelo bandeirinha para a linha de meio campo! E nós, a vermos a banda passar, arrepiei-me pensando em mais uma "reprise" anos quarenta. Pensado e infelizmente aconteceu! Porque as sumidades não quiseram levantar a bunda e ir cumprir o seu dever de estarem atentos e sempre intervenientes.

É assim o nosso Belenenses na maior parte das vezes!

Nos entretantos, haja jolas, croquetes e dinheiro para pagar-se a advogadozecos de meia tigela, reles mandaretes de grandes sociedades de causídicos. Porque desta forma ainda ganhamos processos mediáticos, mas pagamos sempre duas ou três vezes mais pela desorganização e falta de amor ao Clube.

Proteger as nossas pérolas e lutar na hora pelos sagrados direitos do Clube de Futebol Os Belenenses, é mais complicado. Há sempre mais um pintelho de incompetência a atrapalhar a acção, mormente quando não se é AZUL SEM RISCAS.

Siga a marinha que meu pai é Almirante..., não creio que aos 101 anos os que ainda forem vivos e sentirem o CFB, possam dizer o mesmo que os Adeptos Farenses.

Isto se por acaso ainda existir o heróico Clube imaginado e amado por Artur José (Soares) Pereira ...