Fábula Fictícia Nº. 2 (Quando os Treinadores os Mandam Bugiar), Antes da Noite Glaciar...




Quando um clube tarda em organizar-se (apesar de todas as orvalhadas ditas em contrário), até os cães lhes mijam em cima...


Quando quem dirige não manda, não sabe, não se interessa por aprender, deixa andar a "carroça" aos deus dará, entrega o comando ao reles profissional que assenta banca temporária! Dá nisto! O empregado depois de efectuar os seus negociozecos, se não consegue endireitar a barcoita e não é despedido, manda-os bugiar!!!???


Sabia-se desde sempre que quem pagava a dia certo os ordenados do Senhor José Mota era o patrão Oliveira. A ele, tanto fazia que os pobres jogadores estivessem em dia como não, o seu estava certinho.


Ainda por cima, deram-lhe carta de alforria, despedia, contratava, recontratava, redespedia, e, reinava a seu belprazer.


Tratava os jogadores abaixo da sua condição de profissionais de futebol, e a culpa, na hora das sucessivas derrotas, era sempre dos outros. Nunca de um olhar estrábico ou de uma decisão tardiamente tomada ou erradamente decidida, mesmo quando os jogadores eram escalados para lugares, para que não tiveram aptidões posicionais e técnicas.


Neste espaço, sempre demos o benefício da dúvida ao Treinador José Mota, que não ao homem josé mota.


Estranhamos a parva prorrogação do seu contrato pelo putativo expert em futebol, gestão desportiva e humana, Dr. Pinho Almeida, foi o último espirro de ignorância do que é o verdadeiro mundo cão do coice na bola indígena. A história encarregar-se-á de fazer o claro epitáfio desta vaidosa figurinha de reles opereta bufa.


E agora? Perguntamos nós! Senhores da sad acinzentada! O patrão Oliveira assumiu aumentar o cachet das transmissões (jogo a joga nesta Orangina), em virtude do atrevimento do Sr. Mota? Não! Então paga o próprio. É a lei da vida. Para quem tiver tomates ...


Mas também o contrariaram, dirão alguns! E nós também sabemos, quanto ao Zazá acabar por ir para estágio, e desconfiamos que também desconfiamos porquê (ficará para uma eventual próxima ocasião dissecar este pequeno embrulho). Em tudo o resto paparam e calaram, engoliram e ficaram-se, o que é mau. Muito mau, mesmo.


Para o exterior e para os mais atentos, fica mais um exemplo de impotência de quem não tem poder e é governado, instrumentalizado e não sabe que rumo tomar ou impor.


Claro que agora, qualquer treinador que se preze, falará com o seu antecessor e dirá NÃO a convites inquinados, a não ser que seja um desempregado de longa duração e esteja nas lonas financeiramente.


Carlos Silva, tu que foste SEMPRE BELENENSES, estás bem desperto aí no alto, e vês mais de futebol a dormir que muitos expert´s acordados, olha por nós... (apesar das deslealdades que te fizeram) nesta terra de gente vaidosa, maldizente e maldosa.