"Maravilhas" no País das Alicinhas ...

Muito se fala dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, muito ruído, muita poeira, muitas sombras, muita politiquice à mistura, muita estultícia e escândalos protegidos ...

Ainda há pouco, o buraco devido aos estado (finanças, ss e afins), era de + 50 Milhões de contos (contos, anjinhos!!!), fora os juros ...

Naquela casa era tudo um regabofe com algumas administrações!!! Quinze ordenados por/ano+telemóvel+carro (vitalícios)!?!?!? E eram eles que se auto-aumentavam (rica vida, normalmente ex-reformados de outras áreas do estado)..., fundo de pensões dos ENVC (fundos saídos dos nossos impostos).

Só que os estaleiros ao longo dos anos haviam herdado "vícios" terríveis, sabiam como ninguém construir cascos em ferro ou aço (desde que viesse o projecto bem delineado), mas armar o navio (passar cabos, decorar e super estructuras), tá quieto..., contratava-se a termo, ao exterior.

Gabinete de arquitectura e construção naval, era mentira (não havia), porque se calhar, não interessava ... (a quem?).

E houve tanto dinheiro da cee (deles), esbanjado por esse país fora, para reclassificação profissional e mordomias várias (até para eleger um presidente da república=1M€), os restantes €500 mil foram para netos e filhos de funcionários da citada empresa brincarem aos up grads ...

Aquando do contrato da compra dos submarinos, o "delícias do mar" tentou que o estaleiro ficasse a zeros, investisse no necessário gabinete de arquitectura e construção naval, após o que os amigos da flácida adquiririam a pechincha a patacos e lá construiriam os submarinos, como fizeram na Grécia e noutras repúblicas das bananas. Assim, as surdas e/ou contrapartidas, seriam mais subtis e menos detectáveis!!!

Bem! No meio disto tudo, a MGP andou a arder longos anos com 80M€ para a construção dos mais que necessários patrulhões (para garantir a soberania e fiscalização da nossa rica zee de 400 milhas), que baloçaram de braço dado muitos anos (cascos repletos de cracas e limpos de vez em quando), sem motores, rejeitados pela inspecção da MGP, porquê!?   (recepcionados e mantidos ao ar livre com oxidações múltiplas, limalhas de aço nos seus interiores e manivelas das embraiagens desassimétricas), porque encomendados num manhoso cantieri da camorra de nápoles, não reconhecido pela rolls royce naval (nem sei se alguma vez pagos) ... e ainda por lá anda o NRP Figueira da Foz, não se sabendo até quando.

Apesar do Sr. Presidente Anibal Cavaco e Silva exortar constante às oportunidades do grande cluster do mar!!! Logo, são necessários meios para proteger a nossa ZEE, a não ser que numa economia ditada pelos fmis, subcontratem os ex-piratas somalis agora reformados, no que até tinha a sua piada ...

Há mais de um ano que os trabalhadores recebem os ordenados e nada fazem graças à inércia de várias conjugações de interesses cruzados ou mal esclarecidos, curiosamente onde pontifica um denominador comum, o administrador da Empordef, do Arsenal do Alfeite e dos ENVC, o sr. engº. Camões...

Numa altura em que se fala tanto em optimizar recursos técnicos de relevo para elevar-se o nível produtivo do país, quer-se desmantelar a indústria de defesa nacional, eliminando sem justificação ou razoabilidade técnica, o Arsenal do Alfeite, onde pontificam altos quadros técnicos, qualificados nos melhores e mais diversos aerópagos  internacionais, graças aos nossos impostos, em carreiras imprescindíveis para os desafios de futuro sustentado que a nação exige e necessita, e que a serem dispensados numa lógica agarotada  de agradar aos amigos da flácida merklas, prenhes de interesses inqualificáveis em todo o mundo, no que toca a abocanhar a florescente indústria pesada e de defesa, é política de avestruz.

Voltaremos a este assunto proximamente, porque o país precisa de decisores de cabelo branco, mas inteligentes e patriotas, vender, desbaratar ou alienar património imóvel ou humano, e a pataco! É crime! É traição! É deslealdade! É ir contra a constituição da República Portuguesa.

A isto tudo que diz a tutela? Assobia para o lado! Claro, quando nem vontade política há para impor ao Governo Açoreano a aceitação do buque que faz menos 1 milha náutica de velocidade máxima contratualizada, talvez porque não interesse acabar com os contratos  dos buques contratados ao parceiro de partido miguel de sousa.

Este é mais um dos nababos madeirenses, a quem os parentes deixaram as ruas empedradas para passear, mas desde que entrou na política insular, inchou e segue as pisadas do inefável jaime das raminhas, o pobre cabo kripto, a quem o generoso Alferes Gomes pagava o aluguer do quartinho e morfos na outra banda, seguindo o exemplo de seu pai, que ia emprestando algum na ilha, para o pai ramos pagar ordenados e calotes a credores (fornecedores dos acessórios para wc comercializados na altura em cima de jerico) ...

Porque a continuar assim, dizemos não ao primado das golpadas sob o olhar "atento" dos mais altos magistrados da nação!!!

PS: Caricatura do Jornal Expresso;