Isto qualquer dia ainda corre o risco de se tornar num País a sério...
(ou pelo menos um País sério, será?)

Transmissão dos jogos deixa de ser “opção estratégica” para a RTP
«O Jogo» de 7 de Maio de 2008 (17:48)

O preço dos jogos de futebol comprados pela RTP aumentou 14 vezes desde 2007, custando actualmente 270 mil euros cada um, disse hoje o presidente da estação pública, explicando que o futebol deixou de ser opção estratégica. Segundo Guilherme Costa, a RTP tinha, no ano passado, um pacote de jogos de futebol “valorizados em 20 mil euros” cada um, tendo este ano passado a custar “270 mil euros”.
“Houve um aumento do preço em 14 vezes”, sublinhou o responsável durante uma audição na comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura. Por isso e porque os responsáveis da empresa “têm consciência de algumas restrições orçamentais” da televisão pública, as transmissões de futebol “não são agora opção estratégica” para a administração, acrescentou.

Esta decisão segue também o defendido pelo conselho de opinião da RTP e pelo Provedor do Telespectador que acusaram a estação pública de televisão de dar demasiado relevo ao futebol. De acordo com o parecer do conselho de opinião ao plano de actividades da administração para 2008, é “inaceitável que se continue a dar um peso excessivo ao futebol profissional nos noticiários designadamente na abertura de telejornais de referência”. Posição reforçada pelo Provedor do Telespectador, Paquete de Oliveira, que, no seu relatório referente a 2007, alertou para o facto de os telespectadores considerarem que os eventos desportivos têm “um destaque desmesurado”, sendo o futebol “continuamente privilegiado em relação aos outros desportos” e sobretudo os jogos dos Benfica, Sporting e FC Porto.



Os sublinhados são meu, como é óbvio.
Cheira-me que o Provedor Paquete de Oliveira não vai ter vida fácil se continua a dizer a verdade assim aberta e livremente...

Bom, só que a história não acaba aqui. Era fruta a mais não lhes parece?
Ainda no dia 7, exactamente uma hora depois (!) sai nova notícia ao bom estilo do "não é bem assim...". Vejamos:


RTP esclarece que o preço dos jogos não aumentou 14 vezes e não deixará de transmitir alguns
«O Jogo» de 7 de Maio de 2008 (18:48)

A administração da RTP esclareceu hoje que o preço dos jogos de futebol comprados pela estação não aumentou 14 vezes, explicando que a anterior administração é que tinha dado diferentes valores aos jogos de um mesmo pacote. Segundo referiu fonte oficial, a anterior administração comprou um pacote de 11 jogos de futebol por 1,2 milhões de euros, tendo valorizado os que foram transmitidos em 2007 em 20 mil euros cada um e aumentando esse custo em 14 vezes para os que se referiam a 2008. Com esta contabilidade, a RTP registava na previsão das contas de 2007 um custo para o pacote de futebol da Taça da Liga de 100 mil euros, ficando com 1,1 milhões de euros para 2008.
No entanto e “porque esta administração não viu razão para manter estas contas”, decidiu modificar as valorizações dadas, repartindo o preço total dos jogos de forma equitativa: os seis que passaram em 2007 foram valorizados em 650 mil euros e os cinco deste ano em 550 mil euros. Esta modificação contabilística foi, segundo esclareceu a mesma fonte, o que o presidente da RTP, Guilherme Costa, avançou hoje no Parlamento como um dos exemplos para a existência de uma diferença de 8,8 milhões de euros entre o resultado das contas previsto em Novembro do ano passado e o aprovado este ano.
A mesma fonte sublinhou ainda que a administração não deixou de querer ter jogos de futebol na sua grelha de programação, apesar de já ter decidido não concorrer à compra de alguns encontros por considerá-los demasiado caros.


Agora aqui para nós que ninguém nos ouve... Perdoem o atrevimento e sejam os próprios leitores atrevidos:

»» De quem acham que serão esses "alguns" que serão transmitidos porque afinal "não aumentaram 14 vezes".
»» Sim, de quem serão? Com esta ânsia de vir rectificar a notícia anterior.

»» Pois, o mal parece ter sido da Taça da Liga... gastou-se muito e ainda por cima quem ganhou tinha as riscas da cor certa mas com um erro de 90º. Que maçada...

A "Nação" bem pode suspirar de alívio!
Pode não haver fado (não sou disléxico, é mesmo fado);
Pode até não haver Fátima;
Mas o Nacional-Estarolismo esse está a salvo: há (algum) Futebol! (de alguns) A bem da "Nação"!

Bem-hajam!
Porreiro, pá!!!